FICHA DE LEITURA
A VIDA NO EIXO: OS CÓDIGOS PARA BELEZA E OBESIDADE
Prof. Dr. Robson Figueiredo Brito
André Alves Pimenta
Antônio Augusto Goulart Corrêa e Souza
Fabiana Figueiredo Gonçalves
Igor Augusto Dantas Guimarães
Autor: Clotaire Rapaille
Título:O código Cultural. Capítulo 3 A vida no eixo: Os códigos para Beleza e Obesidade.
Palavras chave: Tensão, Cultura, Beleza, Obesidade, Arquétipo, Código Cultural
Tema Geral
A cultura como fator que delimita a percepção das pessoas diante de diferentes arquétipos. O texto aborda as tensões vivenciadas pelas pessoas diante das diversas interpretações e pontos de vista para uma mesma situação. Neste contexto os extremos são colocados em conflito pelas percepções de várias culturas.
Tema específico:
· Beleza
· Obesidade
Hipótese ou tese definida no capítulo:
Beleza: O código cultural da beleza norte americana de acordo com o autor situa-se em um eixo delimitado pelas extremidades de ser bonita e ser demasiadamente sexy. Em vários exemplos citados, a ideia de que uma mulher possa ser sexy em ambientes normais a vida cotidiana é vista com olhares de desaprovação. O tempo todo elas vivenciam muitas tensões e regras. Mulheres americanas se veem belas em um momento de romance em que elas se sentem desejadas por um homem e são capazes de transformar estes homens em um ser humano melhor. Nos EUA este código é a salvação do homem.
Obesidade: A obesidade é tratada no texto não como um problema, mas sim como uma solução. De acordo com o autor a obesidade é uma resposta a qualquer problema ou estímulo negativo vivenciado pelas pessoas. O estresse, a vida sobrecarregada, problemas pessoais são alguns dos fatores que levam as pessoas a buscarem uma forma de fugir das difíceis situações enfrentadas. Neste caso a posição oposta no eixo da obesidade é a conexão (pessoal e social). Pessoas acima do peso se sentem punidas, fechadas, repulsivas e excluídas, sendo que para elas perder peso é fator de sucesso e orgulho. Como cultura os americanos acreditam que pessoas magras são ativas e envolvidas levando as pessoas obesas a um estado de afastamento e reclusão da sociedade. Ressalta-se que o código da obesidade na América é retrair-se.
Metodologia utilizada:
a) A beleza como um espetáculo de malabarismo e uma busca nobre:
Neste tópico é realizada uma pesquisa contratada pela Procter e Gamble para descobrir o código cultural para a beleza Norte Americana. Foram feitas entrevistas com várias mulheres de diferentes idades.
b) A vida bela:
Neste tópico o autor compara o resultado de suas pesquisas efatos vivenciados na vida real com o código da beleza norte americano.
c) A obesidade é um esporte que atrai multidões;
Neste tópico o autor aborda uma história vivenciada por ele como fonte inicial de sua dissertação que se baseia em dados estatísticos coletados da população norte americana e ilustra casos reais demonstrando tragédia, tristeza e raiva como causa da obesidade.
d) Saindo da reclusão;
Neste tópico o autor examina as questões que realmente influenciam as pessoas a se tornarem obesas e os diversos esforço em vão na busca de minimizar os impactos da obesidade.
e) A busca da salvação
Neste tópico o autor extrapola diversos argumentos que demostram por fim a busca central da salvação. Ele usa da técnica da associação para unir a beleza à nobreza e o fato de ser acima do peso à retração.
Sumário de pontos importantes:
· Introdução;
· Discussão sobre o código cultural da beleza americana;
· Discussão sobre a obesidade e os seus motivos;
· Conclusão.
Contexto e inter-relações:
Como este assunto apresentado no capitulo relaciona com o trabalho do Engenheiro de Produção? / Significância do capitulo. Relação com o trabalho e ou área de atuação do grupo.
A obesidade se relaciona com o trabalho do Engenheiro de Produção à medida que no curso se ensina a disciplina de ergonomia a qual é definida como o conjunto dos conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários para a concepção de ferramentas, máquinas a dispositivos, bem como o projeto do trabalho, que possam ser utilizados como o máximo de conforto, de segurança e eficácia. (Wisner, 1987).
Com isso, o Engenheiro de Produção deve proporcionar um posto de trabalho que atenda as limitações físicas das pessoas adequando o tempo e o espaço. Desta forma será possível agir preventivamente sobre a máquina, o posto de trabalho e ou fábrica e agir corretivamente respondendo diretamente a questões que surgem como problemas de segurança e conforto para os trabalhadores.
Por outro lado é necessário incentivar por meio de diversos tipos de comunicação dentro da empresa a reeducação alimentar, alertar sobre os riscos da obesidade e divulgar os benefícios de uma alimentação saudável aliada à prática regular de exercícios físicos. Essa preocupação deve se estender a todos os trabalhadores da empresa inclusive o próprio engenheiro que está completamente inserido em ambiente de alta pressão, desafiador, com metas agressivas e possivelmente causadoras de estresse.
O estresse, a falta de tempo, a pressão e o sedentarismo são fatores que agravam as chances de uma pessoa se tornar obesa. Desta forma os trabalhadores do ramo de engenharia não devem encontrar como alternativas para estes fatores a alimentação compulsiva e a opção por alimentos não saudáveis.
Justificativa
O tema obesidade está inserido não só no contexto da sociedade americana mas em outros países também. Trata-se de um problema que atrai as pessoas em sua busca dos padrões de beleza vistos mundialmente, além da questão da saúde, já que grande parte da população mundial tende a estar fora do peso ideal devido a dieta alimentar que é seguida no cotidiano, aliado a falta de exercícios físicos.
A maior relevância para o assunto é na questão social, já que existe o eixo da obesidade enraizado no código cultural americano. Obesidade acarreta além de problemas sociais, como o bullying, também problemas de saúde como hipertensão, diabetes, problemas de coração dentre outros. Diante desses problemas acarretados percebe-se que a sociedade como um todo busca tratar essa questão falando sobre campanha de práticas saudáveis, procurando estimular hábitos alimentares corretos, a prática de exercícios físicos regularmente e uma vida menos intensa para o trabalho.
A maior contribuição que o estudo pode trazer para a sociedade seria como evitar que grande parte das pessoas estejam propensas a condição de obesidade e buscar alternativas de solução aos que já se encontram nela. A discussão sobre o tema abre oportunidades sobre como a cultura tem atuado ante aos hábitos das pessoas, focando não só nos alimentares, mas em outros fatores que podem acarretar como consequência a obesidade, e como esta afeta o modo de viver das pessoas.

